quarta-feira, 25 de abril de 2012

Educação será revolucionada pela tecnologia

Autor: Ronaldo Lemos   Veja o link do texto

Se São Tomás de Aquino reaparecesse hoje vindo da Idade Média, ficaria surpreso ao ver um hospital ou um prédio em construção. Mas se sentiria em casa ao ver uma escola. As salas de aula até hoje são organizadas como no fim da Idade Média: o professor na frente e os alunos (grande parte entendiados) ouvindo o que ele tem a dizer.

A educação cedo ou tarde será revolucionada pela tecnologia. Pense no material didático. Se bem transposto para o digital, tudo muda. Pode tornar-se ferramenta em constante transformação. Alunos e professores participando de seu aperfeiçoamento constante. Cada tópico gerando uma discussão multimídia, com alunos de diferentes escolas disputando soluções originais.

Um desafio é que a educação ainda é excessivamente baseada no texto. Só que a vida dos alunos é cada vez mais rica em mídias: vídeos, sites, redes sociais, música e remixes. "Quando chegam na escola, volta o reinado do bom e velho texto", afirma Ronaldo Lemos.

A esse respeito, ganha força o movimento internacional dos Recursos Educacionais Abertos. A ideia é fazer com que todos materiais didáticos sejam colocados online de forma livre para serem manipulados, adaptados e remixados (o modelo tem apoio da UNESCO).

"Faz muito sentido", diz o colunista da Folha. Nada mais pobre do que colocar material didático em PDF, formato que só reproduz limitações do mundo físico no digital. "O desafio hoje, é construir novas relações entre a informação e envolver alunos e professores neste processo".

7 comentários:

Anônimo disse...

Tenho minhas reservas. E elas não são poucas. E preocupações quanto ao tema. E elas são muitas. Marilda Vivas.

Anônimo disse...

Discordo do tempo verbal, pois basta um olhar mais amplo para se observar que a Educação JÁ FOI revolucionada pela tecnologia. Através da internet o mundo acadêmico e os profissionais de todas as áreas trocam informações, teses e situações reais em todas as línguas. O material didático disponível é imenso, rico. Temos acesso as maiores e melhores bibliotecas do planeta. Isto independe do PDF. Não sabe alemão ? Não sabe francês ? Não sabe inglês ? Não tem problema, o tradutor on line ajuda bastante. O paradigma "o professor na frente e os alunos (grande parte entendiados) ouvindo o que ele tem a dizer." já foi quebrado. A Educação, a Cultura e a informação de maneira geral que antes eram repassadas de forma vertical, hoje são absorvidas de maneira horizontal, possibilitando o envolvimento e a troca de experiências entre alunos e professores, bastando para isso que a humildade e a boa vontade prevaleçam.

Cícero Tauil disse...

Ciência é troca. Sempre foi. A tecnologia só acelerou as trocas. O problema é desenvolver a visão crítica nos alunos. O que não falta na internet é lixo! E depois, plagiar trabalhos virou uma norma entre a maioria dos alunos.
Técnologia nunca foi panacéia para educação. É uma mera ferramenta...

Anônimo disse...

Sei que a situação não é fácil e que a mediocridade impera. Mas existem muitos alunos inteligentes por aí, espalhados pelo mundo. Na verdade existem alguns brilhantes. São pessoas que tiveram bom berço educacional e cultural, situação esta que não tem nada a ver com "berço de ouro" ou seja, ter dinheiro ou não. São estes alunos que se beneficiam e muito da tecnologia.

Ana Rachel disse...

Tô apavorada! Começo a concordar com um amigo que diz que o homem foi um projeto da natureza que não deu certo. Como alguém em sã consciência pode acreditar que a tecnologia promoveria a educação que nos falta? Ora, ao longo do tempo,gastou-se milhões de cifrões em cuidados secundários e terciários (média e alta complexidade- tecnologia) em saúde. Hoje se sabe que os cuidados primários em saúde são de fato os que transformam,possibilitam e melhoram as condições de vida e de saúde das pessoas. Aqui,tecnologia social é palavra de ordem. Não é o avanço tecnológico que garante autonomia às pessoas; criar ambientes mais saudáveis. Pelo contrário, o que se percebe é que quanto mais o homem avança em tecnologia, maiores são as lacunas, desastrosas são as distâncias entre ricos e pobres. As desigualdades sociais só aumentam, pois é muito tolo quem acreditar que a tecnologia está aí para beneficiar a todos. Francamente, acho péssimo. Não pesquisei a respeito do fulano que escreveu o tal texto (detalhe: a Folha é citada na matéria), mas desconfio muito de quem defende este tipo de ideia. Se não fosse pelo sobrenome "silva" diria que era parente do Bill Gates! Ele poderia ir direto pros finalmentes e dizer dá bobagem que é ter professor com tanta tecnologia hoje. É o que eu penso!
Concordo totalmente com Cícero.

Anônimo disse...

Dois testículos:

"A esse respeito, ganha força o movimento internacional dos Recursos Educacionais Abertos. A ideia é fazer com que todos materiais didáticos sejam colocados online de forma livre para serem manipulados, adaptados e remixados (o modelo tem apoio da UNESCO."

ENEN 2011

"Republica do Minicana e Aiti são países da ilha América Central".

As autoridades estão preocupadas com a ploleferação da pornofonografia na Internet".

"A ciência progrediu tanto que inventou ciclones como a ovelha Dolly".

"O Papa veio instalar o Vaticano em Vitória mas a Marinha não deixou para construir a Capitania dos Portos no mesmo lugar".

"Hormônios são células sexuais dos homens masculinos".

"Os primeiros emegrantes no ES construiram suas casas de talba".

"Onde nasce o sol é o nacente, onde desce é o decente".


Iso de ter apoio da UNESCO NÃO QUER DIZER NADA - ABSOLUTAMENTE NADA. Onde as fontes de informação? Quem vai checar os dados que serão acrescidos?

Anônimo disse...

Essa e a questão - a possibilidade de se remixar os dados.