quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Coluna publicada no Jornal Local de 10/01/13



Dia de Ano Novo (U2)

“...Sob um céu vermelho-sangue,
Uma multidão se agrupou em preto e branco
Braços entrelaçados, entre os poucos escolhidos
Os jornais dizem, dizem
Dizem que é verdade, dizem que é verdade...
E nós podemos romper
Mesmo partido em dois
Podemos ser um só”.


Dizem que o Ano Novo só começa depois do Carnaval, menos em ano de eleição para prefeito, quando mais de cinco mil postulantes recebem da mão do antecessor (onde não houve reeleição) o Abacaxi Municipal em forma de dívidas, sujeira e buracos. É lógico que essa regra tem exceções.

Pena que nossa cidade ainda não seja a exceção. Valencinha da Serra continua como há vinte anos: dívida, sujeira e buraco. A única diferença é que, hoje, quem recebe o poder é aquele que o deixava na época.

Mas se tratando de política, vinte anos é muito tempo. Eram outras épocas, não existia Lei de Responsabilidade Fiscal (sorte para alguns) e o país ainda não era governado pela agenda social democrata do PT. No plano atual, não há discordância política e acadêmica relevante de que o país está mudando, ainda que de maneira lenta e gradual, e sem um rumo estratégico definido para eliminação integral da desigualdade social. Em Valença, este cenário é matizado por forças políticas regionais e estaduais atrasadas e perigosas, que pioram ainda mais o caminho que a nova administração tem a percorrer.

Não votei no Dr Álvaro e até acho que comecei pegando pesado com ele. Reconheço que seu governo de vinte anos atrás trouxe o último surto de desenvolvimento que Valença viveu. A cidade votou nele porque acredita que suas idiossincrasias são necessárias neste momento histórico. E mais, acompanhei as entrevistas dele neste período de transição e senti uma vontade honesta de trabalhar. Espero que seja trabalho em favor da maioria sem voz, não da maioria dos cabos eleitorais que seguravam bandeira na eleição, nem da maioria dos empresários que querem Valença só para o lucro deles.

Estou à disposição da cidade e do prefeito, sou cidadão e exerço meu direito de filiação partidária, e acho que quem não gosta de política é analfabeto, pois não sabe que é a política que determina o custo da vida e da saúde das pessoas. Mas para “salvar Valença” mesmo é preciso, além de disposição, princípios que estejam afinados com a moralidade, a transparência, a prestação de contas (“accountability”) e a radicalização da democracia. Escrever é fácil, difícil é fazer.

Gaiola de Ouro

Não podemos esquecer a Câmara de Vereadores, aquela linda! O ano novo também começou lá com surpresas.

O primeiro derrotado foi o vereador Naldo, que queria ser Presidente daquela Casa e perdeu para chapa DôSil (Dodô e Silvio Graça). Votaram no Naldo: Celsinho do Bar, Fábio Antonio, Braz Carteiro, Paulinho da Farmácia. Quatro na linha e um no gol!

Numa avaliação rasteira, em que pese Naldo ter sido o vereador mais votado, a eleição da Câmara eleva ao comando do Poder Legislativo o grupo político segundo colocado para o Executivo Municipal; mostrando que a Teoria dos Freios e Contrapesos na democracia representativa brasileira, pode tanto ajudar como atrapalhar o princípio da independência entre os Poderes.

Mas na pratica mesmo, o grande vitorioso nesta articulação foi o experiente vereador Genaro Rocha, que construiu essa linha de governabilidade tão necessária ao governo de Álvaro Cabral, ao mesmo tempo que isola o vereador Naldo e seus satélites, representantes do grupo do deputado André Corrêa. Briga de cachorro grande

São Munir Assis

Há uma pessoa ilustre neste governo, com história combativa e passado íntegro dentro e fora da cidade, e que é o grande personagem que pode dar o rumo de mudança que sonhamos. Esta pessoa é o Dr. Munir Assis, que tem mostrado em seus discursos seriedade e bom humor fundamentais para descascar esse abacaxi. Seu Munir já disse que vai acompanhar tudo o que acontece no governo, seja ele convidado ou não. São Munir, rogai por nós!

7 comentários:

Leon Guevara disse...

Outrora um tigre feroz da política valenciana e hoje um gatinho manso e pacífico esperando seu leitinho de marca (cooptado)!
Quem te viu quem te vê!

Tyler Durden disse...

Leon Guevara (rsrs),

Se estar afinado à princípios como "a moralidade, a transparência, a prestação de contas (“accountability”) e a radicalização da democracia é ser gatinho manso e pacífico... miaauuuurrr procê, né?

Mas agora fiquei curioso? Onde eu posso voltar a ser um "tigre feroz da política valenciana"?? No PSOL do C (Cachoeira, Martiniano et caterva)??

Leon Guevara disse...

A História é implacável! Não tenha medo de olhar para o passado meu gatinho félix... Nada de diferente este senhor fez. Vinte anos passam muito rápido para aqueles amam o poder pelo poder.
Quanto ao lugar que você pode voltar a ser um "tigre feroz" da política valenciana, somente um: no teu coração.
A liberdade vale mais do este pires que hoje você estende. Se oriente rapaz!

Tyler Durden disse...

Que mané pires, Leon(a)? Liberdade é passar a mão na bunda do guarda!

Trabalho e me sustento, não preciso e nunca precisei de prefeitura! Agora, qual o problema de uma frente ampla por Valença, que não passe necessariamente pela esquerda retórica e anacrônica, e esteja afinada com princípios radicais de democratização e prestação de contas?

Não da pra ficar esperando a redenção do proletariado via revolução brasileira, dentro de gabinetes e dce´s... há de se construir vias alternativas, baseadas em principios. E no meu caso, o principio "in core" é a melhoria de vida objetiva dos meus conterrâneos, só isso. Sem conjecturas.



Leon Guevara disse...

Que isso companheiro! Vai à luta! No final dos 4 anos de governo, você vai lembrar das minhas palavras. Ou não... Vai depender do quanto vai estar dentro desta canoa furada!
A luta continua!
"Se hay gobierno... soy contra!"
Quem trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro,

Anônimo disse...

Samir

Achar que o Munir é a salvação de Valença!!!!
Tá de sacanagem né

Anônimo disse...

Gostei da Teoria dos Freios e Contrapesos, principalmente porque o Alvaro vai descobrir que a galera que ele esta apoiando na Câmara não tem freio nenhum kkkkkkk. Além disso tem uma goela.