quarta-feira, 14 de março de 2012

Saúde "Nota Sem": Valença tem 67 casos de dengue confirmados

Devido ao aumento progressivo de casos confirmados de dengue em nosso município, a Vigilância em Saúde enviou ofício para o Setor de Operações Estratégicas - DETEC / SOE/RJ, responsáveis pela realização do Fumacê no estado do Rio, solicitando apoio urgente para o município.

As operações começam hoje dia 14 nos bairros Parque Pentagna, Benfica, Torres Homem e Jardim Angelina, a partir das 17 horas.

Segundo a Vigilância em Saúde e de acordo com dados epidemiológicos não há nenhum caso de dengue hemorrágica em nosso município. Porém, não está descartada a chance de ocorrência, visto que o vírus que está circulando é o denv-01, o tipo mais facilitador para o desenvolvimento do quadro hemorrágico da doença.

Sulaine agente de endemias da Vigilância em Saúde comentou que “os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta. O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal”, concluiu.

No momento o município conta com um total de 271 casos notificados e investigados, 67confirmados, 104 descartados (negativos) e 100 aguardando resultado.

Fonte: Folha do Interior

19 comentários:

Anônimo disse...

Mas isso não é novidade pois O Globo fez uma matéria(meses atrás) dizendo que Valença estava entre os 40 e tantos municípios que não se prepararam para um surto de dengue.
Pois é minha gente,desgoverno fecha hospital,não controla dengue,rouba terreno do CIMEE mas faz obra na feira de 2 milhões de reais.

Anônimo disse...

Olha, sinceramente, esse número é falso, pois poucos casos são realmente analisados.

Anônimo disse...

Fecha hospital e escola também.
Alguém sabe sobre a escola da Biquinha?

Anônimo disse...

Fecha hospital e escola também.
Alguém sabe sobre a escola da Biquinha?

Anônimo disse...

dois milhões não meu caro. Tem que descontar o dinheiro usado pra molhar a horta dos políticos hehehe

Anônimo disse...

Escola da Biquinha deve ter sido fechada prosseguindo com o programa do Luiz Antonio Correa da Silva que fechou TODAS as escolas rurais e que Dilma Dantas prometeu em palanque reabrir.
Me engana que eu gosto kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Palmeirinha, palmeirão meirão meirão, olhar pro cé, olhai pro pão, pro pão pro pão; pede a deus Noso Senhor Senhor Senhor, lgo mais que devoção. Se é ladrão ninguém ninguém viu, mas anda na rua a berrar que só ama vincentis a nadar - em verdinhas hehehe

Ana Soares disse...

Olha só!! Quem deve estar com a razão??? As informações vinda do governo, ou de uma cidadã, que aflita com seu irmão bem adoentado pela infecção, ouviu de um servidor do Hospital Escola que era dengue hemorrágica, mas que não dissesse nada para não causar alarde na população? Até onde eu sei, ficou tão indignada que botou a boca no trombone. Bom, a informação chegou até a mim, devido sua atitude. Resta saber quem está com a razão. Porém é estranho que com Valença seja a cidade agraciada com a ausência da dengue hemorrágica! Bom, eu tive a doença em 2008, e foi bem grave. Assim, a chance de uma segunda infecção e o sério risco de ser a hemorrágica.
Vai saber!

Anônimo disse...

Cheio de dengue sim.O Desgoverno desmente pq não fez sua parte .

Anônimo disse...

Bom... Que a “epidemias de grandes proporções” já era uma pedra cantada pela Secretaria de Saúde do Estado há meses isso é fato. Agora que o governo não vem se preparando, isso não pode ser tomado como verdade, muito pelo contrário, não querendo defender o governo, apenas nos baseando nos fatos, a Secretaria de Saúde realizou a contratação de 35 novos agentes de endemias para serem alocados na Vigilância em Saúde diretamente distribuídos entre o setores de Vigilância Epidemiológica (aquela que realiza o “serviço de inteligência” da saúde descobrindo os agravos antes que se espalhem) e Vigilância Ambiental (aquela que atua diretamente monitorando e neutralizando os agravos ambientais notificados pela primeira, nisto se inclui o Programa de Combate a Dengue de Valença). As Ações de educação em Saúde, conscientização, palestras e outros, com temática dengue foram temas batidos desde o início de 2011 pela equipe da Vigilância. Seja nos colégios, associações de moradores, etc. A Secretaria de Saúde do Município entrou de cabeça no lançamento da Campanha dos 10 minutos contra a dengue, lançando cartazes, panfletos e camisas com a temática de eliminar os focos do mosquito da dengue com apenas uma checagem de 10 minutos por semana por cada morador. O Município vem sendo acompanhado de perto pela Secretaria de Saúde do Estado que já ofereceu todo o suporte necessário para enfrentar a epidemia, tanto na parte assistencial, em breve disponibilizando cadeiras de hidratação e materiais hospitalares necessários, quanto na parte operacional com o repasse de larvicidas para tratamento dos focos, inseticidas, e capacitação operacional para os funcionários que trabalham no controle da dengue, o que está sendo de grande ajuda. O que não está ajudando é como observou um conhecido meu que trabalha no setor me dizer que foram realizados 3 mutirões de combate a dengue num MESMO determinado bairro de Valença e nas 3 vezes serem encontradas as mesmas sujeiras nas casas dos moradores, lotados de focos de dengue, ou seja, é um trabalho de gato e rato, o agente de endemias REMOVENDO os focos e os moradores COLOCANDO NOVOS FOCOS no mesmo lugar, aí fica realmente difícil. Existem muitas pessoas que tem consciência, não podemos generalizar, mas aqueles que não estão nem aí para o problema no momento, estão em maioria. Sem contar aqueles que fazem do problema uma questão política, esses são os piores, pois ao invés de ajudar, só servem para atrapalhar ainda mais.

Anônimo disse...

UÉ, MAS NÃO É A CIDADE MAIS SAUDÁVEL DO ESTADO?

Anônimo disse...

Estão matando crianças antes mesmo de nascer!

Anônimo disse...

Valença lotada de dengue!eu disse LO TA DA.

Anônimo disse...

MANDA O TIAGO INTERNAR A MULHER DELE PRA PARIR NA REDE PUBLICA DA CIDADE.
SERÁ QI ELE VAI DAR O EXEMPLO?//??

Anônimo disse...

Safados, ficam dando toque na mulher até não mais poder. Isso é crime!!!! José thimmago tá fora. Com as verbas da publicida tudo o que seu gerar vai nascer em berço de ouro.

Anônimo disse...

A dengue ou um surto qualquer tá derrubando valenciano a tres por quatro. Hopital escola tá lotado. Cdeira pra senetar sendo disputada tp. Isso é preciso se tornar visivel.

Anônimo disse...

Verdade. Imaginem um bilau dengoso. Do JT de preferência.

Anônimo disse...

67.000 isso sim!!!Palhaçada,todo mundo sabe de monte de gente com dengue.Uma vergonha.

Anônimo disse...

Exames realizados em amostras de sangue confirmaram a presença do vírus tipo 1 da dengue em Barra do Piraí, Campos dos Goytacazes, Itaboraí, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Resende, Rio de Janeiro, Valença, Vassouras e Silva Jardim. Há notificações do tipo 3 no Rio de Janeiro, e a presença do tipo 4 em Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti.