quinta-feira, 23 de outubro de 2008

I Fórum de Mídia Livre do Sul Fluminense


No dia 1º de novembro, pela primeira vez a região do Sul Fluminense realiza um Fórum de Mídia Livre, reunindo professores, jornalistas, pesquisadores, poetas, estudantes e setores da sociedade e movimentos sociais interessados em discutir a produção e difusão da comunicação na região. Realizado em Volta Redonda, estará em debate a ocupação, reformulação e construção de espaços contra-hegemônicos no campo da comunicação, propondo alternativas democráticas de produção de conteúdo, em que a sociedade se reconheça de fato representada pelos meios de comunicação.

A idéia do evento é, além de reunir grupos ou pessoas que trabalham a comunicação na região, ampliar a discussão sobre a proposta de uma mídia livre já discutida anteriormente no I Fórum de Mídia Livre nacional, realizado nos dias 14 e 15 de junho deste ano na cidade do Rio de Janeiro, que decidiu, entre os próximos passos, encontros sobre Mídia Livre em todos os estados brasileiros, além de passar a integrar a Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação e lançar a Campanha pela Democratização das Verbas Publicitárias.

O Fórum do Sul Fluminense será realizado durante a tarde de sábado, no Colégio Manoel Marinho, no bairro Santa Cecília, em Volta Redonda. As inscrições são gratuitas e qualquer pessoa pode participar.

Programação
14h – Palestras seguidas de debate
Oona Castro - Intervozes e Overmundo
Claúdia de Abreu - TV Comunitária de Niterói
Arthur William – Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social
Leandro Uchoas – Fórum de Mídia Livre

19h – Apresentações culturais
Lançamento de livros, esquetes teatrais, declamação de poesias, malabares e apresentações musicais com as bandas Tio Chico e Rádio Caos

I Fórum de Mídia Livre do Sul Fluminense
1º de novembro de 2008
14h – Palestras
Colégio Estadual Manuel Marinho, Vila Santa Cecília – Volta Redonda-RJ
19h – Mostra Cultural
Pontual Shopping - 2º Piso, Vila Santa Cecília – Volta Redonda-RJ
Inscrições gratuitas na Livraria Veredas (Pontual Shopping, Vila Santa Cecília – Volta Redonda-RJ) ou pelo e-mail midialivresulflu@gmail.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Valença esta carente desse tipo de evento.
Temos que mudar a mentalidade que impera hoje por aqui, onde todos os jornais que circulam estao veiculados a politicos. A propria populaçao ja esta discrente em relação aos jornais que sao distribuidos na rua dos mineiros.
Isso sem falar na nossa radio fm, que alem de ter uma pessima programação, nao abre espaço para a populaçao de valença participar dela, ou melhor so abre o espaço para quem interessa ao seu dono Joao Alberto que utiliza esse veiculo para o pior fim possivel, que é so interesse economico, no caso o seu interesse.
Hoje é muito dificil acreditar em alguma midia em valença, todos ja estao contaminados com essa mentalidade e eu sinceramente nao tenho muitas de que isso mude e nem sei como poderia ocorrer essa mudança.
quem sabe um debate desse tipo em valença nao seria um bom começo.

Anônimo disse...

e voce acha mesmo que vao querer discutir isso em valença? Fala serio!

os pricipais interessados nao querem mudar a maneira como se faz comunicaçao em valença nao. Vide o exemplo que voce deu do "nosso"(hauhua) companheiro joao alberto carvalho

Anônimo disse...

o maior inimigo de valença chama-se joao alberto carvalho, ele se macumuna com todos e com ninguém ao mesmo tempo. é um rato. quando foi entrevistar a chapa eleita na última eleição, plantou o mancebo na porta da sua rádio. uma jogada e tanto, podemos supor. cortou, como era esperado, a fala da vice-prefeita, porque é coisa que não dá “ibope”, do tipo, "vamos fazer sim e acontecer"... isso o povo não quer ouvir o que querem é ouvir o mancebo pra criarem na rua dos mineiros a fofoca de sempre... o disparate é tamanho que o público parece não ter escutado o vicente falar, no momento em que pode, que o mancebo lhe procurou e que não lhe pediu nada e que ele bem menos lhe prometeu coisa alguma. espero sinceramente que isso seja acordado e que no lugar de um desses manés que o apoiaram em campanha, como pudesse surgir um messias entre nós – entre nós ou ao lado, já que o problema sempre foi sua condição de “estrangeiro” - apareça gente com competência e tecnicamente formado nos setores de atuação. mas enquanto existir gente como o joao alberto carvalho e aquele outro radialistazinho (qual é nome dele, felipe camelo?) um debate político equilibrado nunca existirá por meio da mídia local.